Exibimos propagandas pois acreditamos que todo aquele que produz conteúdo e compartilha conhecimento merece uma fatia da enorme riqueza gerada pela internet.

Marchas Militares e Músicas de Guerra

Fiz uma seleção de discos da minha coleção que tem a ver com guerra. Os três primeiros mostrados abaixo fazem parte da trilha sonora de um documentário produzido pela rede NBC. Transmitido para a televisão nos Estados Unidos nos anos de 1952 e 1953, Victory at the Sea tratou sobre a Segunda Guerra Mundial, principalmente relacionado com seus acontecimentos navais, além de discutir toda a indústria relacionada com a guerra. Segundo informações da Wikipedia, a trilha sonora era uma das favoritas do presidente dos Richard Nixon, sendo até usada em seu funeral. Sobre o volume 2 já foi feita uma postagem, que pode ser vista aqui.

Na sequencia vem um disco da "The Band Of The Granadier Guards". Os Grenadier Guards são tropas de infantaria de elite do Exército britânico, sendo essa a banda mais antiga da corporação, fundada a mais de 330 anos. Essa divisão do exército teve um papel de destaque na batalha de Waterloo em 1815, quando foram derrotados os "Grenadiers" franceses. A partir desse evento passaram a usar o gorro de pele de urso que pertencia ao uniforme dos vencidos. Mais tarde, em 1832, o mesmo adereço foi adotado por todas as guardas inglesas. Nesse disco o repertório é bem variado. No verso da capa é dito que a seleção de músicas segue a tradição das bandas militares, de aproveitar o que há de melhor na música, não importando sua origem, apenas com arranjos que apropriados para a execução ao ar livre. Com informações da Wikipedia em inglês e português


Ao contrário dos quatro primeiros vinis comentados, o próximo é de fabricação nacional. Nele estão gravações da "melhor banda militar da Alemanha Ocidental", a Musikkorps L. A. Der Bundeswehr, formada em Bonn, no ano de 1956. Regida pelo capitão Hans Herzberg, o repertório disponível é preponderantemente alemão, "que, segundo ele, reflete o espírito da nova república e do seu povo". Segundo a contracapa, o regente se iniciou na música aos 11 anos, e durante a maior parte da II Guerra frequentou uma escola de música em Berlim. Tempo complicado para se dedicar a arte, não?


O próximo álbum, fabricado nos Estados Unidos, é o "Sousa Forever". Regido pelo maestro Morton Gould, a obra é em homenagem a John Philip Sousa, um grande músico estadunidense que revolucionou a forma tradicional de composição de marchas militares. As marchas de Sousa eram conhecidas pela sua simplicidade e energia. Sua Stars and Stripes Forever ainda é a marcha oficial dos Estados Unidos, inclusive sendo a música que abre este disco.


Difícil escrever alguma coisa sobre o próximo disco. Na capa está escrito em português apenas "Seleção de marchas militares" e "Marcha do navio de guerra", mesmo sendo fabricado no Brasil. No verso, na nossa língua, apenas dados técnicos e da gravadora. Todo o resto está em japonês, e olha que tem muita coisa escrita... De qualquer forma, uma bela capa e músicas imponentes e bélicas, como não poderia deixar de ser.


Um comentário:

  1. Belo apanhado de registros bélicos. E, falando em guerra, a postagem do mês do blog http://amizadevinil.blogspot.com trata sobre a "guerra" do U2, no caso o petardo de 1982 da banda. Agradeço ao Alexandre pelos comentários na minha resenha. Saudações.

    ResponderExcluir